quarta-feira, 21 de março de 2012
Tenchu 2 Birth Of The Stealth Assassins - PlayStation - 2000
E aqui está o motivo da minha ausência por todo esse tempo.
Você deve estar se perguntando porquê eu estou postando o 2º jogo antes do 1º. A resposta é simples: pela cronologia da série, Tenchu 2 Birth Of The Stealth Assassins é o primeiro da série, contando o começo da história.
Tenchu é um jogo stealth em que você controla ninjas, e seu objetivo é passar furtivamente pelas fases, matando inimigos até chegar ao ponto final da fase e enfrentar um chefe no final (ou não). Pode se dizer que Tenchu foi o segundo grande jogo de modo Stealth (o primeiro foi Metal Gear). A jogabilidade do jogo consiste em passar despercebido pelas fases matando os inimigos, utilizando armas e acessórios de todos os tipos que se possa imaginar.
A história do jogo começa mostrando Rikimaru e Ayame, os protagonistas, em sua adolescência treinando para serem ninjas. Eles fazem parte dos ninjas Azuma, que tem por mestre o ninja Shiunsai. Além de Rikimaru e Ayame, existe outro ninja que também treina com eles, chamado Tatsumaru. Assim que eles se tornam ninjas, a mansão do Lord Ghoda, um amigo do clã Azuma, é atacada. Rikimaru, Ayame e Tatsumaru tem a missão de ajudar Lord Ghoda. Depois de ajudá-lo, eles descobrem que a esposa do Lord foi morta e a princesa Kiku foi raptada, por uma organização chamada Burning Dawn. É descoberto que a Burning Dawn era comandada por um Lord rival ao Lord Ghoda. Eles são os responsáveis por um monte de crimes, como sequestro e roubo. Cabe agora aos ninjas Azuma impedi-los de causarem destruição ao lugar em que vivem.
segunda-feira, 12 de março de 2012
Metal Gear Solid - PlayStation - 1998
"This is Snake"
Metal Gear Solid, o filme em forma de jogo. Apesar de ser o primeiro game para o Playstation, MGS é o terceiro da franquia. Antes dele existem dois Metal Gear, lançados para o SNES, que contam o começo da história do protagonista Solid Snake, contra seu mentor, o mercenário Big Boss.
MGS se passa no ano de 2005, quando terroristas tomam conta da ilha de Shadow Moses. Snake é levado até a base do governo, onde o Coronel Roy Campbell lhe passa as instruções da missão. A antiga unidade de Snake tomou conta da ilha e pretende lançar um ataque nuclear, caso eles não entreguem o corpo de Big Boss, derrotado por Snake nos games anteriores. Big Boss era o soldado perfeito, portanto seu corpo possui muitas informações genéticas valiosas para a criação de super soldados. A unidade, chamada de FOXHOUND, já possui soldados geneticamente modificados. Com o corpo do Big Boss, eles teriam o exército perfeito. No comando da unidade, está seu irmão gêmeo genético, Liquid Snake (PS: Solid Snake e Liquid Snake são ambos soldados criados geneticamente a partir do projeto Les Enfant Terrible, em que foram usados genes do Big Boss. Contarei com detalhes a história de Metal Gear em um post futuro...). Além de Liquid, a unidade também conta com outros soldados com habilidades únicas. São eles Revolver Ocelot (especialista em tortura e um excelente atirador), Psycho Mantis (um soldado com poderes psíquicos), Vulcan Raven (um xamã gigante que usa uma metralhadora giratória tirada de um helicóptero), Sniper Wolf (atiradora de elite russa) e Decoy Octopus (mestre dos disfarces).
Além de derrotar a FOXHOUND, Snake ainda tem a missão de resgatar duas pessoas na ilha, o chefe da DARPA Donald Anderson e o presidente da Arms Tech Kenneth Baker.
A jogabilidade do game é um pouco travada, porém eficiente. A câmera é posicionada acima do personagem, fazendo com que se tenha uma boa visão do que há em volta, apesar de ser um pouco limitada. Snake tem várias armas a sua disposição, assim como itens de cura e itens chave para a continuação do game. Os gráficos são bem feitos e a história do game é contada como se fosse um filme.
Clássico absoluto.
Devil May Cry - PlayStation 2 - 2001
Por incrível que pareça, DMC seria a continuação de Resident Evil no Playstation 2. Como não se parecia nada com a série, a empresa Capcom decidiu criar uma nova franquia, intitulada de Devil May Cry. Eles nem imaginavam o sucesso que seria o jogo. Embora não seja parecido com Resident Evil, DMC carrega muitas influências dele no primeiro game, como trilha sonora e fonte usada nas legendas.
Em DMC, você controla Dante, um caça demônio (que coincidentemente também é um demônio). Ele é filho do demônio Sparda com uma humana chamada Eva. Sparda foi um demônio que se rebelou contra sua própria natureza e selou todo o submundo, para o bem da humanidade. Por esse feito, ele é idolatrado e invejado por todos os demônios. Além disso, Dante tem um irmão gêmeo chamado Vergil, mas que não aparece nesse primeiro game.
A história começa com Dante em sua loja, quando de repente uma loira em uma moto entra com tudo na loja e tenta matar Dante. Sem nenhum arranhão, ele revida contra a moça, que se identifica como Trish, e pede a ajuda de Dante para acabar com o submundo de uma vez por todas. Eles então vão para a ilha Mallet, onde o demônio Mundus (o mesmo que Sparda derrotou para selar o submundo) tenta dominar o mundo dos humanos novamente. Dante então terá de impedi-lo, assim como seu pai fez a 2 mil anos atrás.
Como foi produzido nos primórdios do PS2, DMC não tinha os gráficos mais refinados que conhecemos hoje, porém, para a época o game era extremamente bem feito e tinha muitos detalhes. A ambientação do game é dada em grande parte em castelos de aparência gótica. A jogabilidade do game é insana. Dante pode pular e se esquivar dos inimigos, e tem 2 modos de ataque: um com armas de fogo e outro com armas corpo a corpo. O melhor de tudo é que as armas possuem munição infinita. Além de tudo isso, Dante também possui uma transformação demoníaca, fazendo com que seus poderes aumentem muito. No game também existem itens para auxiliar Dante, como itens de cura.
Excelente game, sem mais.
Pokémon FireRed/LeafGreen - Game Boy Advance - 2004
A maior decisão da sua infância estava nesse jogo. Escolher entre Bulbasaur, Squirtle ou Charmander era uma dúvida cruel.
Pokémon fez a infância de muita gente, inclusive da minha, através do desenho. O jogo era praticamente a realização de qualquer criança, poder estar no controle de seus Pokémons preferidos.
A história do game é igual para todas as versões do Pokémon. Você começa na sua cidade natal e existe o cientista Pokémon que lhe da o seu primeiro Pokémon. Então você tem que escolher entre os 3 iniciais, sempre um do tipo planta, um do tipo água e um do tipo fogo. E como sempre, tem o rival chato que pega o Pokémon que tem vantagem contra o tipo que você escolheu.
É ai então que começa sua jornada para se tornar um mestre pokémon. Seu objetivo é ganhar as 8 insígnias dos mestres de ginásio para poder participar do torneio pokémon e enfrentar a elite dos 4. Cada mestre de ginásio tem especialidade em um tipo de pokémon, assim como a elite dos 4.
Quanto a gráficos e jogabilidade, o game é bastante simples, o que o torna muito divertido e viciante. É praticamente impossível parar de jogar pelo menos até derrotar todos os líderes. No game existe uma mochila, em que o jogador pode guardar as pokébolas, que são usadas para capturar pokémons, itens de cura, que servem para recuperar o HP (Health Points = Pontos de Saúde) ou para remover status negativos, como sono, veneno, entre outros. Existem também as TM's e HM's, que são movimentos que podem ser ensinados para seus pokémons. Esses movimentos podem ser tanto de ataque quanto de defesa, além de que existem alguns que são obrigatórios para o avanço do game.
Se você nunca jogou, você não teve infância. Trate de jogá-los o quanto antes.
quarta-feira, 7 de março de 2012
Dino Crisis - PlayStation - 1999
E aqui está o primo de Resident Evil.
Dino Crisis é muito semelhante com Resident Evil, desde gráficos até jogabilidade, a diferença básica é que em vez de enfrentar zumbis, o jogador deverá enfrentar dinossauros. Claro que nem tudo é igual, senão não teria graça. Em Dino Crisis, o jogador pode mirar e andar ao mesmo tempo, diferente de RE. Em DC também existem munições tranquilizantes, que servem para atordoar os dinossauros em vez de matá-los.
O game se passa na ilha Ibis e você estará na pele de Regina, que faz parte da equipe S.O.R.T. (Special Operation Response Team, traduzindo, Equipe de Resposta de Operações Especiais,). Um doutor chamado Edward Kirk foi dado como morto 3 anos antes. Porém, foi descoberto que ele está vivo, trabalhando em um projeto na ilha. Kirk é conhecido por suas pesquisas com fontes de energia.
Quando a equipe chega na ilha, descobrem que todos estão mortos, como se tivessem sido atacados por animais. É ai que eles vêem o que parecia impossível: Dinossauros.
Assim que encontram o Dr. Kirk, ele explica que estava trabalhando numa fonte de energia chamada Third Energy, que tem a capacidade de mandar seres e objetos através do tempo-espaço. Mas ao que parece, eles arriscaram um pouco demais utilizando essa energia. Cabe apenas a equipe S.O.R.T. conseguir escapar da ilha antes de serem mortos pelos dinossauros.
Bom game, apesar de ser muito dificil, proporciona um bom tempo de jogatina, porque, igualmente a RE, possui vários enigmas, que vão deixar o jogador preso por bastante tempo.
segunda-feira, 5 de março de 2012
God Of War - Playstation 2 - 2005
"The gods of Olympus have abandoned me...Now there is no hope."
God of War, um game nem tão velho, mas já um clássico absoluto. O game conta a história de Kratos, um espartano. Kratos era general de um exercito de Esparta. Ele era tido como um dos maiores guerreiros, reconhecido por suas conquistas. Porém, Kratos se depara com um inimigo que ele não pôde derrotar, os bárbaros. Depois de ver seu exercito derrotado e estar a beira da morte pelas mãos do bárbaro, Kratos invoca a Ares, o deus da guerra, dizendo que se ele derrotasse seus inimigos, ele daria sua alma em troca.
Ares ouve o espartano e lhe concede as Blades of Chaos (Lâminas do Caos) que tem correntes anexadas a espada, que se prendem aos braços de Kratos. Kratos então derrota o bárbaro, decapitando-o. Desde então, Kratos se torna servo fiel de Ares. Junto com seus fiéis seguidores, Kratos destruía tudo e todos que eram contra Ares. Existia apenas uma coisa que impedia Kratos de ser o guerreiro perfeito, e isso era sua família, que se resumia a esposa e filha. Ares, sabendo disso, fez com que Kratos destruísse uma cidade em que se encontrava um tempo de Atena. Mesmo tendo o sentimento que não deveria entrar no templo, Kratos ignora o oráculo da cidade e entra no templo assim mesmo. Depois de matar a todos, ele vê o que fez. Sua família estava dentro do templo, e não em esparta como imaginava. Pelo seu terrível ato, o oráculo fez com que todos soubessem do que ele havia feito, fazendo com que as cinzas da esposa e filha impregnassem sua pele, fazendo ele ter a aparência branca como um fantasma, ganhando a alcunha de o fantasma de esparta. Nesse dia, Kratos jurou matar Ares para vingar sua família. Então ele deixa de ser servo de Ares para servir aos outros deuses do Olimpo, para que eles lhe fizessem esquecer o que havia feito e um dia conseguir sua vingança.
God of War tem excelentes gráficos e uma jogabilidade muito boa e eficiente. A câmera é centrada no personagem, deixando assim o segundo analógico apenas para Kratos se esquivar de ataques, através de rolamentos. Kratos conta com suas lâminas como arma principal, além de outra espada encontrada durante o game. Fora isso, ele conta com os poderes que os deuses lhe dão conforme o game avança.
Excelente game, experiência obrigatória.
God of War, um game nem tão velho, mas já um clássico absoluto. O game conta a história de Kratos, um espartano. Kratos era general de um exercito de Esparta. Ele era tido como um dos maiores guerreiros, reconhecido por suas conquistas. Porém, Kratos se depara com um inimigo que ele não pôde derrotar, os bárbaros. Depois de ver seu exercito derrotado e estar a beira da morte pelas mãos do bárbaro, Kratos invoca a Ares, o deus da guerra, dizendo que se ele derrotasse seus inimigos, ele daria sua alma em troca.
Ares ouve o espartano e lhe concede as Blades of Chaos (Lâminas do Caos) que tem correntes anexadas a espada, que se prendem aos braços de Kratos. Kratos então derrota o bárbaro, decapitando-o. Desde então, Kratos se torna servo fiel de Ares. Junto com seus fiéis seguidores, Kratos destruía tudo e todos que eram contra Ares. Existia apenas uma coisa que impedia Kratos de ser o guerreiro perfeito, e isso era sua família, que se resumia a esposa e filha. Ares, sabendo disso, fez com que Kratos destruísse uma cidade em que se encontrava um tempo de Atena. Mesmo tendo o sentimento que não deveria entrar no templo, Kratos ignora o oráculo da cidade e entra no templo assim mesmo. Depois de matar a todos, ele vê o que fez. Sua família estava dentro do templo, e não em esparta como imaginava. Pelo seu terrível ato, o oráculo fez com que todos soubessem do que ele havia feito, fazendo com que as cinzas da esposa e filha impregnassem sua pele, fazendo ele ter a aparência branca como um fantasma, ganhando a alcunha de o fantasma de esparta. Nesse dia, Kratos jurou matar Ares para vingar sua família. Então ele deixa de ser servo de Ares para servir aos outros deuses do Olimpo, para que eles lhe fizessem esquecer o que havia feito e um dia conseguir sua vingança.
God of War tem excelentes gráficos e uma jogabilidade muito boa e eficiente. A câmera é centrada no personagem, deixando assim o segundo analógico apenas para Kratos se esquivar de ataques, através de rolamentos. Kratos conta com suas lâminas como arma principal, além de outra espada encontrada durante o game. Fora isso, ele conta com os poderes que os deuses lhe dão conforme o game avança.
Excelente game, experiência obrigatória.
domingo, 4 de março de 2012
Castlevania Symphony Of The Night - PlayStation - 1997
Melhor Castlevania na minha opinião. Symphony of The Night foi lançado para o PlayStation em 1997 e é o 13º da série. Foi o primeiro a ter elementos de RPG incluídos e não era dividido por fases, o jogo era livre.
O game começa com a ultima fase do último Castlevania lançado, em que você controla Richter Belmont, o lendário caçador de vampiros da família Belmont, e seu objetivo é matar o Drácula. Depois de derrotado, o mal desaparece. Porém, Richter desaparece junto. Depois de um tempo, o castelo do Drácula reaparece, indicando que ele também voltou. Sem os Belmont, Drácula dominaria a raça humana, se não fosse por uma pessoa. Alucard, seu próprio filho, chega ao castelo com a intenção de destruí-lo. Alucard é filho do Drácula com uma humana, Lisa. Lisa sempre ensinou Alucard a ser bondoso e mais "humano" apesar de ser um vampiro. Porém, não foi essa a bondade que os humanos demonstraram. Lisa foi queimada viva, por pensarem que ela era uma bruxa. Apesar de tudo isso, ela disse a Alucard que não odiasse os humanos. Mas Drácula não suportou tal coisa, e prometeu extinguir a humanidade. Por esse motivo, Alucard pretende impedir seu pai de destruir toda a humanidade.
Alucard chega ao castelo, destruindo todos os monstros que encontra, até encontrar Maria, que está a procura de Richter. Alucard diz que irá ajudá-la. E Alucard realmente encontra Richter, porém este se diz o dono do castelo, e diz que está tentando ressuscitar o Drácula. É descoberto então que, o Padre Shaft, um padre maligno, está usando Richter para ressuscitar o Drácula. Depois de Alucard derrotar Shaft, Richter se vê livre do controle. Mas as coisas ainda não chegaram ao fim. Um castelo invertido surge acima do castelo original. Alucard então diz a Maria para que leve Richter para fora do castelo, e então parte para o castelo invertido, onde lá enfrentará seu pai, de uma vez por todas.
O jogo é totalmente em 2D, e o castelo é enorme, possuindo várias passagens secretas, com novos itens e novos bosses. O game possui um sistema de itens, em que você pode equipar uma série de equipamentos, como espadas, machados, facas, escudos, capas, capacetes e colares, como se fosse um legítimo jogo de RPG. Além disso, ainda existem magias para Alucard, que são destravadas quando se adquire o pergaminho de cada magia. Alucard tem também transformações no jogo, que são as de lobo, morcego e névoa, que contam com upgrades, que as deixam mais mortais. Além de tudo isso, Aucard não estará sozinho, pois ele tem o auxilio dos familiares, que são ajudantes que estão a sua disposição para inúmeras tarefas, assim como atacar, curar e achar passagens secretas.
Excelente game, uma experiência obrigatória.
sexta-feira, 2 de março de 2012
Super Metroid - SNES - 1994
Esse eu me arrependo de não ter jogado antes. Só cheguei a jogar ele por causa de um amigo que me enchia o saco falando de Metroid todo dia quando ele comprou os de Nintendo Wii. Agradeço ele desde então!
Super Metroid é o primeiro lançado para o SNES, porém é o terceiro na franquia. Antes dele existe um para o NES, primeiro videogame da Nintendo, e o outro para o primeiro Game Boy.
O jogo conta a história de Samus Aran, uma caçadora de recompensas intergaláctica, última sobrevivente do planeta K-2L, que foi criada por uma raça alienígena chamada Chozo. Aos 14 anos, ela receber a Power Suit, sua armadura, que foi feita pelos Chozo, alem de receber treinamento dessa raça. Ela não consegue entrar na Galactic Federation, por isso se tornou uma caçadora de recompensas. A Galactic Federation têm como função controlar o avanço e planejamento das civilizações no espaço, sendo que, as civilizações mais antigas começavam a colonizar novos planetas e fazer seu mapeamento (explicando melhor: como Portugal fez com o Brasil após seu descobrimento).
Porém existe uma raça chamada de Space Pirate que quer fazer as coisas ao modo dela. Eles são comandados pela Mother Brain e por Ridley, o arqui-inimigo de Samus. Eles conquistam os planetas e os clamam como seus, escravizando os nativos. Eles planejavam usar os Metroids (formas de vida parecidas com água-viva, que sugam energia) para escravizar planetas. Mas a Samus acaba com a festa, e é aí que as coisas complicam. Depois desse evento, Samus vai para o planeta SR388, onde ela extermina todos os Metroids. Todos, menos um, que nasce assim que Samus pretendia deixar o planeta. Quando Samus estava prestes a matá-lo, ele se prende a ela, como se ela fosse sua mãe. Samus então o leva para a estação espacial de CERES, onde os cientistas podem analisar o Metroid. Mas assim que Samus deixa o laboratório, recebe um alerta de que CERES esta sob ataque. Quando Samus chega la, ela se depara com os corpos dos cientistas mortos e se depara com Ridley, o qual pega o pequeno Metroid e o leva embora. Então a missão de Samus se torna ir até o planeta Zebes, planeta nativos dos Space Pirates, e exterminá-los, bem como recuperar o Metroid.
Nem vou descrever muito da jogabilidade aqui, parece uma fusão de Mega-Man X com Castlevania (se não jogou nenhum dos dois, vá jogar, está perdendo tempo aqui) O jogo é em 2D, simples, e possui uma variedade de armas e armaduras para Samus, bem como possui um extenso mapa. Diversão garantida.
quinta-feira, 1 de março de 2012
Tomb Raider - Sega Saturn, PlayStation - 1996
Meio impossível alguém nunca ter ouvido falar de Tomb Raider, sendo que a franquia possui praticamente 9 jogos fora os 2 filmes.
Em Tomb Raider, você estará na pele de Lara Croft, uma arqueóloga britânica. Seu pai também era um arqueólogo, porém ele desapareceu enquanto explorava alguma tumba. Lara sabia que seu pai estava atrás do Scion, um artefato que pertencia a Atlantis, a cidade perdida. E Lara está atrás deste mesmo artefato, na esperança que se encontrá-lo, poderá achar seu pai. Coincidentemente, uma empresária chamada Jacqueline Natla decide contratar Lara para investigar alguns lugares em que o Scion possivelmente pode estar, e é ai que Tomb Raider começa.
O jogo era enorme, por esse motivo no começo seus gráficos eram um pouco fracos e sem muitos detalhes, por causa das limitações da época. Mas mesmo assim, é um jogo bonito e extenso, cheio de cavernas, tumbas, e paisagens, como desertos, selvas entre outros. No jogo, Lara chega a explorar 3 lugares distintos para achar as peças do Scion. Ela passa por Peru, Grécia e Egito, até finalmente ir à uma ilha remota, que esconde uma passagem à Atlantis, a cidade perdida.
A jogabilidade é vasta. Lara pode pular, escalar, rolar e nadar, tudo isso para conseguir passar pelas tumbas, que em sua maioria são formações rochosas que precisam ser escaladas para se conseguir passar. O único ponto que eu considero negativo no jogo é a câmera. Ela se posiciona atrás de Lara e devido a jogabilidade meio "travada" de Lara, ela chega a atrapalhar ("Travada" porque era difícil ficar virando a personagem, sendo que o jogo foi feito para o Saturn e para o Playstation na época que não existia o controle Dualshock, então era meio complicado mover a câmera).
Lara têm a sua disposição duas pistolas com munição infinita, além que ao decorrer do jogo é possível encontrar uma Shotgun, um par de Magnum's e um par de Uzis. Os inimigos podem ser animais que são encontrados dentro das cavernas, como também podem ser dinossauros ou criaturas místicas.
Além de tudo isso, o jogo não é tão fácil só pelo ponto de matar inimigos e escalar montanhas, existem também uma série de enigmas durante o jogo, para se abrir portas ou fazer mecanismos funcionarem. Estes enigmas dão uma vida útil maior para o game, sendo que o jogador fica preso durante um bom tempo até entender o que tem de ser feito.
O série Tomb Raider foi tão bem sucedida, que o primeiro game ganhou um remake em 2007, chamado Tomb Raider Anniversary (que futuramente ganhará um post). O jogo foi totalmente refeito com gráficos e jogabilidade melhorados, fora que os cenários e a própria personagem estão magníficos.
Excelente game, vale a pena perder algumas horas jogando.