terça-feira, 31 de julho de 2012

The Legend Of Zelda: Ocarina Of Time - Nintendo 64 - 1998



Mais um clássico aqui no blog! A grande maioria, quando se fala de Zelda, logo falam do Ocarina Of Time como o melhor. Não é pra menos, eu nunca havia jogado qualquer Zelda e quando joguei esse, o achei um excelente game. O game realmente é fantástico.
Ocarina of Time é o quinto game na franquia Zelda. Mas calma, os jogos da série não possuem uma cronologia a ser seguida necessariamente, deixando essa liberdade pro jogador escolher o que quiser. Foi o primeiro a ser feito em 3D, e que agradou a todos, pois o jogo tinha várias inovações.
A história conta a história de Link (como em todos os games), um garoto que vive com os kokiris, que são como elfos. Todos os elfos possuem uma pequena fada guia, dada pela grande arvore Deku. Link era o único que não possuía uma fada até que Navi, a fada, vem até Link e diz que a grande arvore Deku o está invocando.
Link vai até a arvore Deku e ela lhe explica sobre a Triforce, que é uma relíquia criada pelos deuses Din, Nayru e Farore. Ela foi criada após os 3 deuses terem criado Hyrule, que é a terra em que o game se passa. Ela também diz que ela foi amaldiçoada por um homem em uma armadura negra, que está atrás do poder da triforce. Ela então entrega a Link a esmeralda kokiri, e fala para o garoto ir atrás da princessa Zelda, pois ela o ajudaria a derrotar o homem da armadura e assim evitar que a triforce caísse em mãos erradas
Link então parte em busca da princessa Zelda. Quando ele a encontra, ela o diz para procurar pelas outras 2 jóias, pois elas são a entrada para o templo do tempo, onde a triforce se encontra. Zelda teve uma premonição em que Ganondorf, rei dos Gerudos (e o tal do homem na armadura negra) tentava roubar a triforce.
Depois de encontrar as 3 jóias, Link volta para o castelo. Mas então se surpreende com Impa, a criada de Zelda, fugindo de Ganondorf e levando Zelda consigo. Zelda então atira a Ocarina do tempo para Link. Este item de suma importância no jogo, pois ela é uma das chaves para o templo do tempo. Link então usa as 3 jóias e toca a canção do tempo na ocarina, ele consegue adentrar de uma câmara onde está a Master Sword (Espada Mestra, em tradução literal) Quando Link tira a Master Sword do lugar, ele abre a porta para a Sacred Realm (realidade sagrada, onde a triforce está). Porém, Ganondorf estava observando tudo, e entra na Sacred Realm e consegue roubar a triforce.
Como Link era muito jovem para conseguir derrotar Ganondorf, seu espírito fica selado por sete anos dentro da câmara dos sábios. Quando Link desperta, ele encontra Rauru, um dos 6 sábios, e diz a Link que ele é o escolhido da master sword para ser o herói do tempo e então diz aconteceu nos 7 anos que se passaram desde que Ganondorf conseguiu a triforce. Ele havia se tornado o rei de Hyrule e espalhado o medo por todo lugar. Agora, Link teria que encontrar os outros 5 sábios para conseguir derrotar Ganondorf. O resto da história, você terá de jogar para saber.
A jogabilidade do game é muito boa, responde bem, a única coisa ruim é a câmera, pois por ser um game de aventura, o segundo analógico para controle da câmera faz falta.
Questão de gráficos, o jogo é muito bonito e pra época em que foi lançado, era lindo demais. Os sons nesse jogo são uma coisa excepcional, ainda mais pelas músicas que você toca na Ocarina, pois ficam na cabeça e são excelentes músicas. Falando em Ocarina, um ponto muito interessante nesse game é que as músicas da ocarina tem efeitos diversos, como teleportar Link para vários lugares, acelerar o tempo e até fazer chover!
O game conta com uma variedade de itens que podem ser usados para ajudar Link em sua jornada, tais como estilingue e boomerang quando criança ou um arco e flecha e um gancho para alcançar lugares altos quando adulto. Além de tudo isso, Hyrule é um lugar gigante a ser explorado, contendo diversos minigames espalhados para se divertir, tal como tiro ao alvo ou pescaria. E como Hyrule é enorme, nada como a ajuda da égua Epona para conseguir se locomover rápido!
Sinceramente? Ocarina Of Time é sim um dos melhores games já feitos, e se você ainda não jogou, recomendo muito que jogue, dificilmente você se arrependerá!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Silent Hill - PlayStation - 1999



"The fear of blood tends to create the fear for the flesh"
Bem vindos a Silent Hill, e preparem-se para se cagar com esse ótimo game de terror psicológico. Lógico, se você não entende de inglês, nem vai manjar nada do game.
Silent Hill é um dos games de terror mais consagrado da história. Porquê, você me pergunta? Simples, você literalmente se caga jogando. Você ta la, feliz jogando, quando do nada fica tudo escuro e você só tem uma lanterna e um cano pra se defender. Sentiu o drama?
O game se passa em Silent Hill (dãã) que é uma cidade meio que rural, ela seria uma cidade mais afastada, mais pacata. Ela se situa em um lugar perto de um lago e montanhas, o que cria aquele clima de névoa.
Na cidade tinha um culto (bem maligno, por sinal) que em vez de ser a um Deus, era a um demônio, chamado Samael. A líder do culto, Dahlia Gillespie, resolveu tentar trazer o "Deus" a vida, sacrificando a própria filha Alessa para traze-lo a vida. Mas (como tudo tem um "mas") Alessa não é uma menina comum, ela tem poderes psíquicos, sendo chamada de bruxa na escola.
Para conseguir fazer o demônio ter vida, Dahlia precisa sacrificar a filha, e ela o faz queimando a menina dentro da própria casa. É ai que Alessa usa seus poderes para criar uma imagem de si mesma e criar sua própria Silent Hill. Alessa então é mandada para o hospital Alchemilla, onde ela fica num quarto subterrâneo, e sofre ainda mais, com o corpo totalmente queimado e sofrendo de pesadelos constantes. O único meio dela escapar disso, foi separando sua alma em duas. Uma ficou no hospital, sofrendo, a outra se tornou um bebê, que é encontrado na beira da estrada de Silent Hill por Harry Mason e sua esposa. (Como o bebê foi parar la, só jogando Silent Hill Origins pra saber. Ou se você quiser, espera eu postar sobre ele. PS: aconselho a joga-lo).
O culto então é interrompido, pois eles precisam da Alessa "inteira" pra conseguir invocar Samael. Eles decidem esperar. Nesse meio tempo, Harry e sua esposa vão criando o bebê, agora batizado de Cheryl. A esposa de Mason morre uns anos depois, fazendo com que Harry cuide de Cheryl sozinho.
Quando a menina atinge certa idade, ela começa a sonhar com Silent Hill e diz ao pai que deseja ir para a cidade. Harry então decide levar a garota a cidade. No meio da estrada, a noite, ele se depara com uma moto caída, e logo após, um vulto aparece na estrada (adivinha de quem?) fazendo com que Harry tente desviar e bata o carro. Quando ele acorda, Cheryl desapareceu, e ele então entra na cidade para procura-la.
Essa Silent Hill, não é mais normal, agora é a cidade que Alessa criou em sua mente, portanto, ela muda constantemente, as vezes mostrando os medos de Alessa em forma de monstros, e as vezes mostrando personificações dos medos do personagem. É facil identificar quando as coisas vão mudar, por causa de um barulho de sirene. Se você ouvir o barulho, se prepare que o bicho vai pegar.
Bom, sem mais detalhes da história, pois isso eu vou explicar em um posto sobre a franquia.
O game conta com cgs bem impressionantes pra época do game, tem uma jogabilidade em 3D, meio travadona, que é o que faz o game ser assustador. Se você não tem condições de sentar a porrada num bicho, isso faz com o medo aumente, então essa jogabilidade travada foi proposital, pra dar mais um clima tenso pro game. O game não tem muita música, o que cria o ambiente perfeito de terror.
Bom, se você não conhece Silent Hill, trate de jogar, a não ser que você seja cagão demais pra isso.