quarta-feira, 14 de novembro de 2012

MediEvil - PlayStation - 1998

Bem vindo ao reino de Gallowmere, no ano de 1386!

MediEvil é um game exclusivo do PS1 e eu ainda não consigo entender como o jogo só tem 2 continuações. O game é excelente e eu vou detalhar mais porque.
Você controla Sir Daniel Fortesque (se pronuncia Fórteskil) no ano de 1386. Ele é o esqueleto simpático de um olho só. Fortesque foi um guarda real, mas morreu na guerra que havia ocorrido cem anos atrás. Após a guerra, o rei o declarou um herói de guerra, que havia derrotado o mago Zarok e seu exército. Porém, ao decorrer da história, você vê que não é bem isso. Fortesque na verdade era um covarde e foi o primeiro a morrer na guerra com uma flechada no olho esquerdo. Como ele era um dos guardas mais próximos do rei, ele o declarou como o herói da guerra. Isso enfureceu o mago Zarok, que prometeu vingança contra Gallowmere e contra Fortesque, que havia levado crédito pela guerra. 100 anos após o ocorrido, Zarok retorna e revive todos os soldados da guerra, para que ele possa tomar conta de Gallowmere. Mas Fortesque também revive e sua missão agora é alcançar a sua lenda: se tornar o herói que todos clamam que ele é. Ao contrário do que é dito no game, Fortesque não aparenta ser covarde em nenhum momento, mas sim incomodado com a missão que lhe foi dada. Ele parece um pouco rabugento em alguns momentos. E detalhe: Fortesque não fala, pois seu queixo caiu! Ele faz uns grunhidos e aparece uma legenda em baixo com o que ele disse.
O game conta com um total de 22 fases sendo a ultima a batalha final. As fases são um pouco demoradas, pois envolvem quebra cabeças. Muitas vezes você se verá perdido até conseguir entender o que tem de ser feito. Isso da uma vida maior ao game.
No começo, você só terá uma espada e um escudo, mas ao decorrer do game, VÁRIAS armas estão disponíveis, como tacape, martelo, lança, arco e flecha, adagas, besta, poder de eletricidade, machado dentre outros. É uma variedade absurda, ainda mais para um game de aventura antigo. As armas geralmente são obtidas através dos heróis de Gallowmere (os verdadeiros). Eles ficam no Hall of Heroes (uma espécie de Valhalla e se você não sabe o que é Valhalla, vá adquirir alguma cultura sobre mitologia) que é acessado apenas se você matar boa parte dos inimigos em uma fase e encher um cálice. Cada fase possui um cálice e caso você tenha pego ele, ao final da fase você será teleportado para o Hall of Heroes. A cada cálice, uma arma ou item é dado pelos heróis e caso você consiga todos os cálices, Fortesque será considerado um verdadeiro herói e irá ganhar sua própria estátua no Hall of Heroes. O game não contém itens secretos, é apenas pegar o cálice e ganhar as armas. É aconselhável que você consiga todos os cálices, porque o jogo não é lá tão fácil...
As armas do game são muito boas e como você pode perceber, existem armas a distância. Você deve ter pensado "Deve ser horrível usar essas armas a distância" e eu digo que não, não é. Quando você seleciona uma arma a distância, um cursor verde aparece e ele segue o inimigo, mostrando onde você vai acertar com a arma. Para um jogo antigo, esse sistema é muito bom e eficiente. As munições para essas armas podem ser compradas com uma caveira que existe em cada fase e o dinheiro é achado durante as fases também.
As dublagens do game são muito boas, assim como os sons. Os gráficos são bem limitados, porém, muito bonitos. Uma coisa que atrapalha no game é a câmera, que geralmente trava e te impossibilita de ver direito o cenário, mas fora isso, a jogabilidade do game é muito boa e responde bem.
Enfim, MediEvil é um jogo simples e muito divertido, que com certeza vale a pena jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário