segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Sonic Riders: Zero Gravity - PS2, Wii - 2008


Ao contrário de seu antecessor, este game é bem mais fácil.
Zero Gravity se passa algum tempo depois do Riders 1. Sonic, Tails e Knuckles foram avisados que um grupo de robôs estão atacando uma cidade. Esses robôs estão atrás de um artefato que pode controlar a gravidade. Sonic detêm um destes artefatos e é perseguido pelos robôs. Após despistá-los, eles se encontram com os Babylon Rogues, que estão atrás dos mesmo artefatos. Eles tem uma ligação com os Babylons, os ancestrais de Jet.
Estes artefatos foram os que trouxeram inovações a jogabilidade do game, que foi totalmente reformulada. Quase nada do que você aprendeu no Riders 1 será muito útil aqui. Agora, a "gasolina" do game não existe mais, o que entrou no lugar foi a barra de gravidade, que serve para você usar 2 novos movimentos: o Gravity Dive, em que você anula a gravidade totalmente e voa em linha reta e o Gravity Drift, em que você diminui o tempo para fazer curvas fechadas. O game não é tão rápido quanto o primeiro game por conta da falta do dash clássico, mas se você souber usar estes dois movimentos, o game fica tão rápido quanto o primeiro. Mas cuidado, a barra de gravidade acaba rápido e não recarrega pegando anéis, apenas com manobras. Então, você terá de usá-los apenas nas partes mais apropriadas. Além disso, com a gravidade é possível descobrir novas áreas no cenário e até andar por partes laterais! Explicando: Vamos supor que você está correndo em uma linha reta e do lado existe uma parede. Caso essa área seja apropriada, você pode usar a gravidade para se projetar para a parede e correr nela! Essa foi uma sacada muito boa para a funcionalidade da gravidade no game.
Lembra que no post do Sonic Riders eu havia dito que os personagens podiam ter uma das três habilidades (speed, power e fly)? Pois é, isso mudou. As habilidades dos personagens agora dependem da prancha que você usa. E não pense que a habilidade vem aberta, pois agora existe o sistema de upgrade no meio da corrida, chamado de gear change. Essas habilidades são abertas coletando uma certa quantidade de anéis durante a corrida e a cada upgrade a quantidade de anéis aumenta. Porém fique sossegado, depois que um upgrade é liberado, mesmo que você caia e perca os anéis, os upgrades não resetam. Os upgrades são os que permitem os personagens de usar as habilidades, além de deixarem a prancha mais rápida e aumentar o limite da barra de gravidade.
Uma coisa que me desagradou bastante nesse game foi a parte das manobras. No primeiro Riders, você precisava segurar o botão de pulo durante a rampa, calculando o tempo certo e depois ficar rodando o analógico do jeito que você quisesse para executar a manobra do seu jeito. Em Zero Gravity não é assim. Em uma rampa, você simplesmente aperta o botão de pulo e ele já executa a manobra. Quanto mais perto da ponta você apertar o botão, maior o seu ranking da manobra. Isso deixa o game muito mais fácil, porém, bem menos divertido.
Quanto a qualidade gráfica, o game está infinitamente mais bonito, com as fases possuindo mais detalhes e cores. Dou destaque a fase Aquatic Capital que é a minha favorita. Os sons do game são bons, mas as músicas não são tão grudentas quanto as do Riders 1.
Quanto aos personagens, temos 18, sendo eles: Sonic, Tails, Knuckles, Amy, Jet, Storm, Wave, Eggman, Cream, Rouge, Shadow, Nights e os estreantes Silver, Blaze, Amigo, Billy the Hatcher e os robôs SCR-HD e SCR-GP e assim como no anterior, tem o Super Sonic sendo destravado quando você adquiri a esmeralda do caos.
Os veículos do game estão mais diversificados, agora temos a prancha, os patins e as motos do primeiro game mais a adição das velas (sabe, aqueles barcos que você maneja a vela para virá-lo), das pranchas que viram motos e das pranchas que viram naves. Cada um destes veículos possuem um tipo habilidade, para que ajude o personagem a pegar corta caminhos.
Então, você deve estar se perguntando: Se a jogabilidade do game mudou totalmente, porque você diz que ele é mais fácil? E eu lhes respondo: a CPU é muito burra! Explico: Vamos supor que você está disputando o primeiro lugar com outro personagem e os dois estejam com a mesma velocidade. Quando você chegar na parte em que você pode usar o Gravity Dive, você vai usá-lo mas a máquina não! Isso te dá uma vantagem tão grande que deixa o game sem graça. Você só vai conseguir perder neste jogo caso fique caindo direto e não saiba usar os movimentos com gravidade.
Enfim, Sonic Riders Zero Gravity é um excelente game, que diverte tanto quanto o primeiro. Por ele ser mais fácil, talvez você termine ele mais rápido e não jogue tanto, mas a diversão é a mesma. Não esquecendo que o game também possui uma versão para o Kinect do Xbox 360 chamada de Free Riders. Diversão na certa

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