terça-feira, 20 de agosto de 2013

Darksiders - PC, PlayStation 3 e Xbox 360 - 2010

"It's not Death you should fear..."

Eu não tinha esse sentimento de coisa épica desde que joguei Fable. Darksiders conseguiu se tornar um dos meu jogos favoritos. Se preparem, porque eu vou deslanchar elogios até o fim deste post.
Darksiders é um jogo de aventura/hack 'n' slash com elementos de RPG. Nele você controle War (Guerra), um dos 4 cavaleiros do apocalipse. O acordo de trégua entre céu e inferno foi quebrado e uma guerra no reino dos homens, na terra, esta acontecendo. Como foi profetizado, quando os 3 reinos estivessem aptos, haveria uma guerra entre os 3 reinos para decidir o destino de todos. War é convocado, mas ele está sozinho. Pensando que seus irmãos pudessem ter sido invocados em outros lugares, ele vai devastando tudo que está a sua frente, seja homem, demônio ou anjo (aliás, o jeito que os anjos são retratados neste jogo é perfeito, simplesmente magnífico). De repente, War começa a sentir seus poderes diminuindo, porém ele continua sua destruição. Quando War se depara com Abbadon, um anjo, ele o escuta dizer que o sétimo selo não foi quebrado, e após isso, é esmagado por Straga, um demônio gigantesco. 
War então enfrenta Straga e no meio da luta, seus poderes são tirados e Straga acaba por finalizá-lo.
War é então acordado, 100 anos depois do ocorrido, pelo conselho, uma ordem que foi criada pelo Criador para manter a ordem entre as raças, para que a lei seja seguida por todos. O conselho incrimina War, dizendo que ele foi o causador do apocalipse antecipado e ajudar os demônios a tomar o poder da terra. War se defende dizendo que ele não ajudou ninguém, apenas respondeu ao chamado do selo. E então a surpresa: o conselho afirma que os selos nunca foram quebrados e que War foi o único cavaleiro que foi invocado. O conselho decide por matá-lo, mas War se propõe a encontrar os culpados pelo que aconteceu e que caso ele falhasse, ele morreria pelos demônios. Ele só precisa de sua chance para provar que é inocente. O conselho aceita, porém, com restrições. War tem seus poderes diminuídos e o Watcher (observador) é aprisionado a ele. O Watcher tem a função de monitorar War para que ele não desobedeça o conselho e ainda por cima o trata como um cachorro, pois ele tem o poder de manipular War. 
Agora sua missão é trazer os verdadeiros culpados á justiça pela espada de War.
O enredo do game é muito bom, com várias reviravoltas e surpresas, fora que o final é épico e ainda deixa com vontade de quero mais. É óbvio que haveria uma continuação para se jogar com os outros cavaleiros do apocalipse. 
Os gráficos do game....putz....o que falar deles. São simplesmente lindos. É tudo cartunizado, como se tivesse saído diretamente de uma HQ da Marvel ou da DC. Existem muitos ambientes, como deserto, cidades, lugares submersos, jardins, castelos, passagens vulcânicas...é um lugar mais belo e detalhado que o outro. Os sons do game são muito bons e detalhados. O game não conta com muitas músicas, mas quando conta, são aquelas que até empolga de continuar jogando.
A jogabilidade do game se assemelha muito com God Of War e Devil May Cry. É sentar a porrada em tudo que se mexe. War conta com 3 armas, 6 acessórios, 4 magias e vários adicionais, como uma asa que o faz planar ou o seu cavalo, Ruin (Ruína). As armas possuem slots, em que é possível equipar uma melhoria. Essas melhorias são encontradas durante o game. Além disso, War também conta com sua forma de Chaos, em que ele se transforma em um monstro gigante de lava. Mais para o final do game, também é possível conseguir uma nova armadura e espada para War. A espada faz parte do script do game, já a armadura é preciso encontrar as 10 partes dela para que seja possível utilizá-la.
No game existe um mercador demônio chamado Vulgrim. É com ele que você poderá comprar itens de vida, de magia, combos para suas armas e melhoria para as magias. É com ele também que podemos utilizar o fast travel depois de um certo tempo no game. (Fast Travel é a possibilidade ir a um lugar que você ja visitou, mais rapidamente sem precisar dar aquele rolê todo).
O game tem uma duração aproximada de 10~16 horas, dependendo se você for um explorador que vai atrás de todos os itens ou se você só completa a história principal. O game é de mundo aberto, mas é bem linear então raramente você ficará perdido. O mundo do game é gigante. Cada lugar no game é enorme, e a riqueza de detalhes em cada lugar é absurda.
Darksiders faz referência a diversos games como God Of War, Devil May Cry, Legend Of Zelda, Portal, Prince of Persia e Shadow of The Colossus. Se você já jogou os jogos citados, é obrigatório que você jogue Darksiders.
O game em si é bem desafiador no começo e meio. Lá pro finalzinho fica bem fácil, dando pra passar numa boa. Uma coisa que é ótima neste game são os puzzles, que não são poucos. Eles trazem aquela sensação ótima de você ter que resolver um puzzle para encontrar segredos e passagens secretas.
Darksiders é um excelente game, tem uma duração ideal, mas por todo seu conteúdo, ainda deixa com vontade de mais e mais. Eu provavelmente vou jogá-lo novamente. EXTREMAMENTE recomendado para todos, pois esse jogo vale a pena cada segundo dedicado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário