quinta-feira, 1 de março de 2012

Tomb Raider - Sega Saturn, PlayStation - 1996



Meio impossível alguém nunca ter ouvido falar de Tomb Raider, sendo que a franquia possui praticamente 9 jogos fora os 2 filmes.
Em Tomb Raider, você estará na pele de Lara Croft, uma arqueóloga britânica. Seu pai também era um arqueólogo, porém ele desapareceu enquanto explorava alguma tumba. Lara sabia que seu pai estava atrás do Scion, um artefato que pertencia a Atlantis, a cidade perdida. E Lara está atrás deste mesmo artefato, na esperança que se encontrá-lo, poderá achar seu pai. Coincidentemente, uma empresária chamada Jacqueline Natla decide contratar Lara para investigar alguns lugares em que o Scion possivelmente pode estar, e é ai que Tomb Raider começa.
O jogo era enorme, por esse motivo no começo seus gráficos eram um pouco fracos e sem muitos detalhes, por causa das limitações da época. Mas mesmo assim, é um jogo bonito e extenso, cheio de cavernas, tumbas, e paisagens, como desertos, selvas entre outros. No jogo, Lara chega a explorar 3 lugares distintos para achar as peças do Scion. Ela passa por Peru, Grécia e Egito, até finalmente ir à uma ilha remota, que esconde uma passagem à Atlantis, a cidade perdida.
A jogabilidade é vasta. Lara pode pular, escalar, rolar e nadar, tudo isso para conseguir passar pelas tumbas, que em sua maioria são formações rochosas que precisam ser escaladas para se conseguir passar. O único ponto que eu considero negativo no jogo é a câmera. Ela se posiciona atrás de Lara e devido a jogabilidade meio "travada" de Lara, ela chega a atrapalhar ("Travada" porque era difícil ficar virando a personagem, sendo que o jogo foi feito para o Saturn e para o Playstation na época que não existia o controle Dualshock, então era meio complicado mover a câmera).
Lara têm a sua disposição duas pistolas com munição infinita, além que ao decorrer do jogo é possível encontrar uma Shotgun, um par de Magnum's e um par de Uzis. Os inimigos podem ser animais que são encontrados dentro das cavernas, como também podem ser dinossauros ou criaturas místicas.
Além de tudo isso, o jogo não é tão fácil só pelo ponto de matar inimigos e escalar montanhas, existem também uma série de enigmas durante o jogo, para se abrir portas ou fazer mecanismos funcionarem. Estes enigmas dão uma vida útil maior para o game, sendo que o jogador fica preso durante um bom tempo até entender o que tem de ser feito.
O série Tomb Raider foi tão bem sucedida, que o primeiro game ganhou um remake em 2007, chamado Tomb Raider Anniversary (que futuramente ganhará um post). O jogo foi totalmente refeito com gráficos e jogabilidade melhorados, fora que os cenários e a própria personagem estão magníficos.
Excelente game, vale a pena perder algumas horas jogando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário